Você já ouviu falar sobre embaixadores de marca? Com certeza, você já viu nas redes sociais aqueles influenciadores ou celebridades que falam em nome de uma empresa, divulgam seus produtos/serviços e promovem a marca para grandes audiências. Pois então, esses são os embaixadores de marca.

Esse tipo de estratégia é ideal para empresas que precisam alcançar novas audiências, converter mais vendas e atrair novos consumidores. O embaixador de marca gera reconhecimento para a empresa e aumenta seu número de seguidores e clientes, principalmente em redes sociais como o Instagram.

Dicas para trabalhar com embaixadores da marca

O embaixador de marca vai representar e promover a empresa, é como se ele fosse a face da sua marca e, por isso, na hora de escolher os influenciadores ou celebridades que terão essa missão, é fundamental conhecer o perfil do público que consome o conteúdo dessas pessoas.

É importante que o embaixador de marca esteja alinhado aos valores e à cultura da empresa, que seja uma pessoa que genuinamente representa a marca por causa de suas características e personalidade.

Por exemplo, o embaixador de marca de uma rede de livrarias precisa ser um leitor ávido, alguém realmente apaixonado pelo universo literário. Imagine que ruim seria para a marca se ela escolhesse como embaixador alguém que não lê sequer um livro por ano.

Avalie cuidadosamente as pessoas que estão sendo cotadas para representar sua empresa nas redes sociais. Verifique se o perfil desse influenciador ou celebridade realmente se conecta àquilo que sua empresa faz.

Além disso, veja se a audiência que será impactada pelo conteúdo do embaixador de marca corresponde ao perfil de cliente que sua empresa procura e precisa para alavancar as vendas.

O nível de exposição da marca dependerá diretamente do número de seguidores do embaixador e da qualidade do conteúdo que ele produzirá para divulgar sua empresa. Lembre-se também que os influenciadores digitais e celebridades precisam ser recompensados pelo trabalho, e o ideal é que os termos do acordo estejam em um contrato.

Existem várias agências que fazem essa ponte entre empresas e embaixadores de marca, tratando de garantir o match perfeito e cuidando da parte burocrática do acordo.

Os conteúdos de marca podem ser feitos em posts no feed das redes sociais, vídeos no Youtube, stories, blog posts, entre outros canais e formatos. Um ponto importante para empresas pequenas é que elas podem trabalhar com micro influenciadores, que têm uma média de 10 mil seguidores nas redes e que são mais acessíveis e financeiramente viáveis.

Embaixadores de marca x Advogados de marca

Embaixadores de marca são diferentes de advogados de marca (você já deve ter ouvido falar sobre esses dois conceitos). O embaixador de marca tem uma parceria formal com a empresa e ganha por isso, enquanto o advogado de marca é aquele cliente engajado, fiel e super entusiasmado em relação a uma marca.

O advogado de marca não recebe pagamento para falar de uma empresa, produto ou serviço. Ele fala espontaneamente, pois realmente gosta da marca e da experiência que ela proporciona. É aquele “boca a boca” positivo, que leva sua empresa a ser conhecida por mais potenciais clientes.

Para que você conquiste advogados de marca, é preciso que sua empresa ofereça um atendimento de alta qualidade, fazendo com que seus clientes fiquem verdadeiramente satisfeitos e deixem depoimentos, elogios e avaliações sobre seu produto ou serviço.

Seja qual for a sua escolha, pagar por embaixadores de marca ou conquistar advogados de marca, a estratégia certamente terá bons resultados, garantindo mais credibilidade, alcance, engajamento e conversão de vendas para sua empresa! Obrigada por ler e continue acompanhando nosso blog!

Vamos conversar!
1
Precisa de ajuda?
Olá! 👋 Podemos te ajudar?