Série de Entrevistas – Como ter um blog de sucesso na sua cidade – “BH - Uma Foto Por Dia”

Por Antonio Baum e Juliana Miranda

Você quer ter um blog de sucesso? Então, meu caro, você precisa saber de uma coisa: grana e patrocínio até rolam, mas não dá para garantir nada, pode acontecer ou não, e isso depende muito da sua dedicação, planejamento e talento.

A internet é dinâmica, e pode ser muito mais complexa do que a lógica de um algoritmo. Isso significa que para ter um blog que realmente seja interessante para as pessoas, você precisa, acima de tudo, de originalidade, feeling e conteúdo de qualidade.

Estes três quesitos podem ser encontrados no Blog “BH - Uma Foto Por Dia”, um projeto de fotografias urbanas, do mineiro Charles Tôrres.

Na página, Charles compartilha lindas imagens da capital mineira, Belo Horizonte. Confira o que ele tem a dizer sobre sua trajetória com o blog:

1. O que você faz para que seu blog tenha sucesso na sua cidade e região? Qual o diferencial?

O projeto começou de maneira simples, sem grandes pretensões. Desde adolescente eu sou apaixonado por fotografia urbana, sendo um grande praticante desde os meus 16 anos. Anteriormente, postava minhas fotos em fóruns de fotografia e arquitetura; até que minha esposa, há quase quatro anos, me sugeriu criar um blog para postar as fotografias produzidas. Daí veio a ideia de postar uma por dia, ininterruptamente.

Criei veículos de grande alcance, como fanpage no Facebook, Instagram, etc., e a ideia deslanchou. Nunca fiz muito esforço para o projeto fazer sucesso. Acredito que ele veio graças a minha dedicação de alimentá-lo sempre. Já são quase quatro anos, mais de 1200 fotos postadas, 50 mil seguidores no Face, dentre outros superlativos. 

2. Que olhar você tem sobre as pessoas que vivem aí, sobre as características únicas do lugar e como você aborda isso no blog?

Acho Belo Horizonte uma cidade interessantíssima, em diversos aspectos. Não possui a visibilidade que tem o Rio ou São Paulo - devido à proximidade com essas cidades, acaba um pouco ofuscada - mas suas características culturais e econômicas são bastante similares. Temos centenas de museus, espaços culturais, teatros e outros equipamentos públicos de qualidade inigualável. Inhotim mesmo, na Grande BH, é o maior museu a céu aberto do planeta.

A indústria aqui é algo que me chama atenção também, pois sempre gostei de ambientes industriais. A Grande BH possui o segundo maior parque industrial do Brasil, fato que movimenta consideravelmente a economia em Minas, especialmente no setor siderúrgico/metalúrgico.

Belo Horizonte é a capital boêmia do país, com cerca de 20 mil bares, restaurantes e outros estabelecimentos do gênero. Seus quase 6 milhões de habitantes fazem de BH uma metrópole cosmopolita e diversificada. E esta é a melhor característica de BH: os mineiros! Apesar das dimensões infindáveis da cidade, o belo-horizontino não perdeu o charmoso carisma do mineiro do interior, porém, acrescido da elegância perspicaz do cidadão metropolitano contemporâneo. Isso é algo que não encontrei em lugar algum no Brasil. Já morei fora de MG e conheço as principais capitais brasileiras. Sempre notei que nas grandes cidades o cidadão costuma ser mais frio e seco que em cidades do interior. Mas em BH não... o povo de BH é bastante caloroso. Escrevi um texto há um tempo atrás que sintetiza bem como vejo os mineiros:

"Que mineiro é desconfiado, ninguém duvida. Mineiro desconfia se o pão de queijo assou por dentro; se o bujão de gás foi comprado cheio; se o motorista vai parar no sinal fechado; desconfia da esmola farta e da recompensa enxuta; desconfia da vizinha; do chefe; da empregada; do açougueiro; do turista; do fotógrafo de rua; do maquinista do metrô; do político Joaquim e da santa do pau oco. Mineiro é tão desconfiado que tem semblante hostil mesmo sendo um poço de delicadeza. Crocante por fora, macio por dentro. Nacionalmente idolatrado por sua maestria em acolher bem, possui uma dificuldade enorme em abrir seu coração de primeira. Por outro lado, após aberto, é amigo pro resto da vida, daqueles que podemos contar pro que der e vier. Trabalhador por natureza, o próprio gentílico denuncia: mineiro é competente em tudo o que faz. Belo Horizonte é uma terra formada por essa gente... gente com fé na tábua e suor na enxada. Gente que soube transformar uma cidade de vários milhões de habitantes em um lugar aconchegante e maravilhoso de se viver. Metrópole do café, do queijo, da boa prosa e dos grandes amigos. Cidade das artes, da cultura singular e dos grandes movimentos. Terra de gigantes pela própria natureza."

3. Você se aproxima/aproximou de pessoas influentes da sua região para fazer o blog bombar mais? Quais ajudas você teve? (empresários, comunicadores, artistas, blogueiros).

Não. Pelo contrário, eu costumo ser procurado por veículos de comunicação para fins de parceria, mas costumo recusar, para não deixar o projeto aberto demais. Como eu disse no início, toco o projeto de forma despretensiosa. Apesar de ele me render alguns trocados, pois frequentemente editoras, decoradores e arquitetos compram fotos minhas, não tenho pretensões comerciais com ele.

Tenho uma única parceria com um grande projeto de divulgação cultural da cidade, o SouBH; parceria a qual foi sugerida por eles há uns dois anos atrás e eu topei. A parceria ajudou o www.bhumafotopordia.com a crescer ainda mais, mas já era bastante expressivo quando eles me procuraram. Meu próximo passo é editar um livro com as minhas fotografias. Para isso, sim, vou precisar de apoio; mas ainda não comecei a procurá-lo.

Um dado interessante é que a maioria das pessoas que seguem o projeto diariamente não é da Região Metropolitana de BH. São de fora... do Rio, de SP, de Brasília, do Nordeste, Sul, e até de fora do país. Aliás, cerca de 8% dos seguidores são ou estão no exterior; acredito que boa parte são pessoas de BH que foram morar fora. De BH e região são cerca de 45% dos seguidores.

Outro ponto interessante é que o projeto já mudou a vida de muita gente! Várias pessoas já me procuraram dizendo que resolverem visitar e até morar em BH em função das minhas fotografias.

Saiba mais!

Esse case é incrível, não é mesmo? Quer saber mais sobre o trabalho do Charles Tôrres, de BH? Acesse http://www.bhumafotopordia.com/ e confira as maravilhosas fotografias desse mineiro de olhar apurado e sensível, que compartilha fotos que nos remetem “ao cheiro de pão de queijo, café coado na hora e muita prosa no ar” (como descreve o próprio Charles). Minas Gerais é tudo de bom!

Data: 04/02/2016

Voltar

Fale conosco

Formas de Pagamento

Criado por Sites & Cia

2021 | Click Textos - Agência de Conteúdos