Por Juliana Miranda & Marina Ferreira

A Click Textos vem acumulando gratas experiências na produção de conteúdo relevante para grandes empresas e parceiros. Em 2016, isso não será diferente! Vamos continuar fazendo um trabalho que nos apaixona cada dia mais: escrever artigos, conteúdos institucionais para sites, posts para redes sociais, matérias jornalísticas, crônicas, editoriais e tudo mais que a linguagem verbal nos permitir.

Nosso desejo para o novo ano é, sem dúvida, produzir um Marketing de Conteúdo que informe, venda, comunique, engaje, encante, emocione e que, acima de tudo, gere resultados. Por isso, neste artigo, vamos apresentar nossa expectativa (e a do mercado) sobre as tendências do Marketing de Conteúdo para 2016. Confira!

Novas Estratégias

O Marketing de Conteúdo vem se destacando já há algum tempo como uma nova estratégia de venda e comunicação com o público online. A produção de conteúdo para diferentes canais vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e tem boas promessas de investimento para 2016.

Ao contrário do que muitos pensam, o Marketing de Conteúdo não é utilizado unicamente para vendas (apesar de estar sendo amplamente adotado por diversos e-commerces). Outros objetivos também fazem parte da estratégia, como a fidelização de clientes, reconhecimento de marca e geração de leads.

Quais são as vantagens?

O Marketing de Conteúdo atrai clientes para a página onde o texto, infográfico, arte, ilustração, vídeo ou áudio é publicado, isso gera engajamento, compartilhamento e reconhecimento para as marcas. A ideia é sempre tentar viralizar o máximo de informações relevantes para o cliente, sem deixar de fazer uma divulgação ou propaganda sutil da empresa. Isso auxilia o cliente a ter uma percepção de novas oportunidades e cria valores que ultrapassam as meras promessas sobre produtos, alcançando a confiança do público-alvo.

Foto: xenlife

E então, quais são as tendências desse mercado para 2016?

O crescimento do mercado de marketing digital vem ajudando no desenvolvimento de todas as áreas relacionadas ao marketing de conteúdo. Em 2016, as principais tendências de produção darão prioridade aos usuários de tecnologias móveis, o que não é tão inesperado, já que hoje em dia não se vive sem uma conexão 3G, 4G, Wifi ou um Smartphone.

Outra tendência será um investimento maior nos recursos visuais, como a utilização de vídeos, gráficos e imagens. Tais recursos já são utilizados, porém a importância dada a eles será ainda maior.

A personalização de conteúdo também trará muitas vantagens para o próximo ano, aproximando ainda mais o consumidor do produto que ele deseja obter. Quem produz os conteúdos encontra desafios diários para definir uma boa estratégia de produção, a fim de criar algo atrativo e diferenciado. É por isso que os redatores precisarão de muito mais inspiração para escrever com foco no objetivo de cada cliente.

Em 2016, viveremos uma evolução do Marketing de Conteúdo. De acordo com especialistas, o segmento da produção de conteúdo web será baseado nas seguintes fórmulas:

1 – Maior qualidade, menos velocidade – Os profissionais de marketing de conteúdo terão que produzir e publicar conteúdo de qualidade dentro de um planejamento consistente. Isso pode significar a criação de uma quantidade mínima de conteúdo, mas que seja capaz de gerar o máximo de resultados. Quantidade não significa qualidade!! Vale mais postar, por exemplo, um artigo qualificado por semana no blog da empresa do que compartilhar conteúdo irrelevante todos os dias.

2 – Construindo Relacionamentos – O marketing de conteúdo tem tudo a ver com contar histórias, construir relacionamentos e, dessa forma, busca ampliar seu público de interesse. Em 2016, isso será potencializado.

3 – Consumo de conteúdo digital – As pessoas consomem uma grande quantidade de conteúdo digital diariamente, cerca de 5.6 horas por dia de consumo de informações e mídias digitais (principalmente pelo smartphone). Para lidar com essa sobrecarga de conteúdo, as pessoas estão mais criteriosas e seletivas. Para fazer parte do target dessa audiência, as empresas devem associar diretamente o seu marketing de conteúdo aos objetivos do negócio, usar sempre Call To Action nos conteúdos com foco na geração de leads, melhorar a interação com os clientes, acabar com esforços redundantes de conteúdo e alinhar a produção de conteúdo com aquilo que você deseja vender.

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