Os planos estratégicos dedicados ao desenvolvimento do marketing online incorporam uma série de atividades nas redes sociais. Para o sucesso da comunicação, principalmente no que se refere a atrair o público-alvo da empresa, a reputação é fundamental para dar solidez a uma atividade empresarial.

A importância da ética nas redes sociais é um conceito que, na prática, deve fazer parte da responsabilidade de criar conteúdos, projetar a identidade positiva da empresa e controlar as publicações.

É fato que as oportunidades de negócios geradas através das redes sociais são inúmeras. Nestas plataformas, os clientes podem conhecer muito bem as empresas.

Tudo o que é postado em uma rede social produz impacto para este público de interesse e pode interferir diretamente no negócio. Isso quer dizer que a ética nas redes sociais deve predominar.

Os colaboradores virtuais ou funcionários de uma empresa devem ter um treinamento diferenciado para saber lidar corretamente com o público virtual. Após um treinamento correto, aqueles que têm acesso à rede social costumam trabalhar com mais atenção e ética.

Outra questão importante: é natural que as empresas acompanhem o comportamente de seus colaboradores e funcionários nas redes sociais. O esforço para o crescimento deve ser completo e, para isso, o engajamento da equipe é cobrado a todo o momento.

A importância da ética nas redes sociais mostra que funcionários e colaboradores devem evitar publicações com temas polêmicos, fotos indevidas, emitir opinião desqualificada e comprometedora e evitar publicações negativas sobre a própria empresa.

Foto: mahoee

Parece óbvio, mas existe uma série de colaboradores e funcionários de empresas que cometem deslizes em suas redes sociais e, além de comprometer a seriedade da companhia, correm o risco de perder o emprego. Para estabelecer regras mais precisas que mostram a importância da ética nas redes sociais, algumas companhias estão desenvolvendo um Código de Conduta para seus funcionários.

Os tópicos mais comuns procuram mostrar o seguinte:

  • O que a empresa quer conseguir em uma rede social.
  • Deixar claro que tipo de publicação pode ser postada e compartilhada em nome da companhia.
  • Estabelecer o vocabulário adequado e o tipo de linguagem que devem ser utilizados pelos seus colaboradores.
  • Aprovar uma lista de pessoas aptas a publicar mensagens em nome da companhia e qual o procedimento hierárquico para a atividade.
  • Fica proibida a publicação de informações sigilosas sobre a empresa.
  • Fica proibida a publicação de informações sigilosas sobre os clientes da empresa.
  • Adotar procedimento que impeça conexão entre colaboradores e as empresas. Desta forma, fica proibido o uso de imagens de dentro da empresa, marcas, produtos, logos, unidades de produção e uniformes.
  • Demonstrar que, caso uma norma seja infringida pelo colaborador, ele será responsabilizado de forma individual.

A conduta estabelecida por um código completo tende a oferecer mudanças significativas no resultado do trabalho de uma empresa nas redes sociais e demonstra, de forma eficaz, a importância da ética nas redes sociais.

Para compreender melhor o impacto social e as reflexões acerca dessas redes de relacionamento, vale a pena a leitura do livro “A Nova Era Tecnológica, Redes Sociais, Realidade Virtual e Inteligência Artificial, Um Olhar Psicanalítico e Social”, de Caio Garrido e Fábio Zuccolotto. (A obra pode ser adquirida aqui).

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