Qualquer forma de comunicação no sistema empresa e público-alvo feita por email pode ser considerada Email Marketing. O conteúdo deste contato é informativo ou promocional. Quando você abre a sua caixa de email, todos os dias, deve dar de cara com uma série de promoções e informações de lojas e produtos que podem ser do seu interesse.

No corpo destes email, normalmente, estão links e informações básicas que te aproximam do produto ou serviço que está sendo oferecido. Este tipo de email é toda mensagem eletrônica com conteúdo, notícia, promoção ou lançamento que tende a concretizar o ato de compra do consumidor.

Photo: Dettlaff – Pexels

Esta ferramenta é diferente de spam, justamente por que quem recebe a mensagem faz autorização prévia dos assuntos de interesses nas empresas que lhe solicitam o cadastro. Um exemplo clássico: na primeira compra em uma loja eletrônica de livros, durante o cadastro o cliente escolhe campos de assuntos de interesses como literatura internacional, idiomas e viagens. Por fim, autoriza receber mensagens de promoções e informações por email.

Invariavelmente, toda semana a empresa vai enviar ao cliente um boletim com as promoções relativas aos campos selecionados. Esta forma de trabalho pode ser considerada o segundo passo de aproximação entre uma empresa e o cliente.

A mensagem deve ser interessante, curta e precisa. É praticamente panfletária, e não baseada em prosa.

Há ofertas de listas de e-mail marketing para as empresas comprarem para oferecer aos clientes sem criar spam. Elas não são recomendadas pelos profissionais de relacionamento pela internet, pois no Email Marketing vale mais a qualidade da mensagem, feita para o público-alvo e provável parceiro, do que uma grande quantidade de emails para desinteressados.


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