Adorado por uns, odiado por outros, o publipost, ou post patrocinado, é um tipo de conteúdo que veio para ficar. Ele está presente nas principais redes sociais e tem aparecido com mais força no Facebook, nos blogs e, principalmente, no Instagram.

Você sabe o que é um publipost ou conhece seu potencial de conversão de vendas? Confira!

Alguns influenciadores digitais chegam a faturar milhares de reais com apenas uma postagem, pois fazem uma divulgação direta de produtos e serviços, atraindo um enorme número de visualizações. O que acontece, no entanto, é que, em muitos casos, os influenciadores com alcance local, chamados de micro influenciadores, ou seja, aqueles que não têm relevância nacional ou uma assessoria digital profissional, acabam deslizando em alguns aspectos na hora de escrever, falar ou responder aos comentários de seus conteúdos.

Não é difícil encontrar influenciadores digitais de lifestyle, por exemplo, com alcance regional e algumas dezenas de milhares de seguidores, cometendo erros de português na hora de falar ou escrever algo sobre um produto. É importante ter em mente que um publipost exige uma postura extremamente profissional e cuidadosa, afinal o influenciador digital ou blogueiro está sendo pago para escrever ou falar sobre uma marca. A responsabilidade é enorme!

Em alguns casos, as assessorias das próprias empresas já enviam um texto pronto, para que o influenciador digital publique em suas redes sociais. Mas, se for preciso escrever com um tom mais pessoal, a recomendação é contar com o suporte de um jornalista ou redator especializado, que poderá revisar o conteúdo e editar o que for necessário para que a mensagem fique clara, atraente e profissional!

Caraterísticas do publipost

Existem diversos tipos de publipost, entre eles o que é baseado em testes de produtos e serviços e as resenhas em texto, foto e vídeo. Para que a comunicação seja assertiva e traga resultados, é fundamental que os produtos e serviços recomendados estejam em conformidade com o tipo de posicionamento que o influenciador digital tem na internet e com aquilo que seu público está acostumado a consumir em termos de conteúdo. Isso significa que uma blogueira fitness, por exemplo, não convenceria seu público com um anúncio de fast food. É preciso ser coerente e ter bom senso!

Fazer um publipost apenas pelo dinheiro pode ser prejudicial para a credibilidade do influenciador digital. Além disso, é importante estabelecer parcerias com marcas e empresas com as quais o blogueiro ou influenciador tenha uma identificação genuína, a fim de que não se torne algo forçado aos olhos dos seguidores. Avaliar o objetivo da publicidade e a qualidade do produto/serviço são aspectos importantes.

É interessante que o influenciador digital já tem um mídia kit pronto para negociar com as marcas interessadas. Assim, ele consegue ter mais autonomia em relação aos valores cobrados por cada post. E, nesse aspecto, vale lembrar que o preço pago depende do número de seguidores, do alcance e relevância do influenciador digital e da qualidade de sua interação com o público-alvo.

Também é importante ressaltar que o conteúdo de um publipost, por mais que seja claramente um conteúdo patrocinado, precisa ser leve, sutil e agradável. Porém, é preciso ser honesto com o público e deixar evidente que a postagem é patrocinada e tem objetivos publicitários. O conteúdo precisa ser criado com a dosagem certa de opinião e exposição da marca e do produto.

Um mercado promissor para o publipost

Este é um momento promissor para os influenciadores digitais. Pesquisas mundiais, como a realizada pela TapInfluence, empresa de automação de marketing e criadora da primeira ferramenta mundial de conteúdo para influenciadores, mostram que aproximadamente 70% dos departamentos de marketing das empresas já possuem uma verba destinada ao chamado marketing de influência.

Outro dado importante é que, cada vez mais, os consumidores afirmam que se sentem mais motivados a consumirem um produto ou serviço que tenha sido apresentado por um influenciador digital que seja uma referência nas redes sociais. Sendo assim, o marketing de influência já é uma das mais importantes estratégias de conversão de vendas da atualidade. Para colher bons resultados, basta que empresas e influenciadores sejam capazes de criar conteúdos verdadeiramente inspiradores e persuasivos!

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