O dia a dia das pessoas está cada vez mais digital, e isso faz com que as ferramentas de Marketing Online se tornem praticamente indispensáveis no mundo dos negócios. Afinal, que empresa não deseja impactar positivamente um público consumidor formado por 95 milhões de brasileiros que, hoje, estão conectados à internet, segundo o IBGE.

As empresas estão percebendo a necessidade de ‘serem vistas’, de criar estratégias para atrair mais clientes e de adequar sua linguagem de comunicação aos canais online. Esta é uma tendência, quase um caminho sem volta para os negócios modernos.

Para muitas marcas, o Marketing Digital é sinônimo de reinvenção, pois permite a construção de um novo posicionamento, de um contato mais próximo com seus clientes e, consequentemente, reflete em uma modernização dos próprios negócios. A presença massiva das empresas em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram comprova que estas ferramentas são essenciais para quem deseja atingir um número maior de acessos, interações, leads e conversões de vendas.

Foto: digitalistmag

Estratégias democráticas de marketing

O marketing digital vem ganhando vida e espaço nas pequenas e médias empresas, justamente por ser uma estratégia democrática e com orçamentos personalizados e acessíveis. Essas estratégias permitem que as organizações conversem com seus consumidores mais diretamente, resolvam seus problemas antes mesmo que eles ganhem uma proporção maior e ainda ajudam a fortalecer a imagem institucional.

Confira algumas dicas e situações que comprovam a importância do Marketing Digital:

  • Facilita a comunicação entre clientes e empresas;
  • Garante visibilidade para as marcas;
  • Permite que o empresário acompanhe melhor o mercado antes de tomar uma decisão que possa definir o futuro do seu negócio;
  • Permite a criação de conteúdos segmentados, inteligentes e atrativos, que deixam o cliente mais satisfeito e informado.

Como trabalhar o Marketing Digital de forma profissional?

Atualmente, as transformações digitais correspondem a verdadeiras evoluções na forma como as empresas interagem com seus consumidores. Para trabalhar o Marketing Digital de forma profissional e com olhos no futuro, as empresas precisam:

  • Revisar suas postagens antes da publicação em redes sociais;
  • Criar conteúdo consistente e original para o meio online;
  • Não embarcar na chamada ‘fofoca digital’, ou seja, tentar atacar o adversário;
  • Se preparar para a era da wearable technology, ou seja, as tecnologias que as pessoas podem “Vestir”, como os óculos e relógios inteligentes.
  • Colocar informações relevantes sobre seu produto e pensar “fora da caixa”;
  • Engajar os consumidores por meio dos canais digitais;
  • Usar a tecnologia para proporcionar experiências memoráveis aos clientes;
  • Investir em mobile com prioridade (sites responsivos e apps); já que a maior parte dos acessos à internet é feita por smartphones;
  • Saber que o e-mail marketing continua sendo uma estratégia relevante.

Novos e importantes conceitos

Inbound marketing: estratégias de conteúdo que permitem atrair maior tráfego (mais visibilidade);

Remarketing: identificar a quantidade de usuários que visitaram um site ou usaram determinado aplicativo, a fim de ajudar as empresas a atingirem estas pessoas de forma mais assertiva. A estratégia pertence ao Google AdWords.

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