Dando continuidade aos textos que estão nascendo com a inspiração das palestras do #Digitalks2016, vamos falar neste post sobre Inbound Marketing, uma das estratégias que têm gerado mais resultados para as empresas que investem no digital.

Vamos começar com um dado importante: ¼ das pessoas tendem a se engajar mais com quem produz bom conteúdo. O que isso significa? Que sua empresa precisa produzir e divulgar conteúdo, seja ele em artigos, vídeos, infográficos ou e-books. Não importa o formato, o importante é a qualidade!

Vamos expor aqui alguns pontos relevantes que anotamos durante a palestra de Eduardo Correia, Country Partner Manager, da SharpSpring. Na palestra “Inbound Marketing – Ganhando escala com o equilíbrio entre personalização e automatização”, Eduardo falou sobre métricas e estratégias. Confira!

Buyer Persona

O conceito de Buyer Persona tem feito parte das reuniões de briefing e das decisões no contexto da produção de conteúdo. Na prática, a buyer persona é uma representação figurativa do consumidor em potencial de uma marca. Isso significa que este é o seu consumidor ideal, aquele que você deseja atingir porque acredita em seu potencial de consumo.

Essa definição deve ser feita por cada empresa, em conjunto com os departamentos de vendas e de marketing. Para tanto, as pesquisas de mercado são importantes!

Ao definir as buyer personas da empresa, leve em consideração o perfil, a localização geográfica, as motivações do consumidor, os padrões de comportamento e as interações que este consumidor estabelece com a empresa. Com essas informações em mãos, você terá a possibilidade de produzir conteúdo capaz de impactar a decisão de compra dessas pessoas.

Call to Action gera Aumento das Métricas

Os textos com Call To Action, ou seja, que apresentam verbos de ação, estimulam o comportamento dos consumidores para aquilo que você deseja que ele faça.

Veja um exemplo: se você quer que seu consumidor baixe um e-book, é possível utilizar um call to action do tipo “Baixe nosso e-book – Você está pronto para uma demonstração?”.

Conteúdo Personalizado

Não adianta oferecer qualquer conteúdo para seu público de interesse. É preciso conhecê-lo para produzir conteúdo personalizado. Pense da seguinte forma: Quem é meu cliente? O que ele gostaria de saber? Quais são as informações que ele procura na internet antes de fechar uma compra?

Com este tipo de conteúdo, você conseguirá gerar mais leads, promover segmentação e empoderar seu consumidor. O Marketing precisa adaptar-se ao novo comportamento das pessoas.

Content Marketing no Processo de Decisão

A tecnologia mudou a forma de compra. Hoje, as pessoas buscam informações, fazem comparativos e avaliam o custo-benefício de cada aquisição.
É importante destacar que 89% dos consumidores iniciam um processo de compra utilizando buscas pela internet (Fleishman-Hillard). Neste universo, o conteúdo que funciona é aquele no qual as pessoas escolhem prestar atenção.

Metodologia Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing envolve as seguintes etapas: atrair, converter, fechar e encantar. Neste processo, você começa impactando estranhos, ou seja, visitantes aleatórios que chegam ao seu site, blog ou e-commerce.

Em seguida, você gera leads e os estranhos se tornam clientes. Com o tempo, os clientes se transformam em verdadeiros advogados da sua marca no mercado. Pronto! Esse era o objetivo! Você fidelizou um consumidor!

Para ter sucesso nesse caminho é preciso reconhecer a necessidade do seu cliente por informação de qualidade. Vender é mais estratégia do que persuasão, e envolve o ato de tratar cada cliente de forma personalizada e especial.

Até o próximo artigo! Ficou com alguma dúvida, escreva pra gente: [email protected]

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